Saltar para o conteúdo principal
Version: v18

Sobre a linguagem 4D

The 4D built-in language, consisting of more than 1300 commands, makes 4D a powerful development tool for database applications on desktop computers. Pode usar a linguagem 4D para muitas tarefas diferentes, desde a realização de cálculos simples até a criação de interfaces complexas de usuário personalizadas. Por exemplo é possível:

  • Acessar por programação qualquer dos editores de gestão de registros (ordenar por, pesquisar, etc),
  • Criar e imprimir relatórios complexos ou etiquetas com a informação do banco de dados,
  • Comunicar-se com outros aparelhos,
  • Enviar emails,
  • Gerenciar documentos e páginas web,
  • Import and export data between 4D databases and other applications,
  • incorporar procedimentos escritos em outras linguagens na linguagem de programação 4D

A flexibilidade e poder da lnguagem de programação 4D faz com que seja ferramenta ideal para todos os níveis de usuários e desenvolvedores oferecendo uma completa gama de tarefas de gestão da informação. Os usuários principiantes podem realizar rapidamente os cálculos. Experienced users without programming experience can customize their databases. Experienced developers can use this powerful programming language to add sophisticated features and capabilities to their databases, including file transfer, communications, monitoring. Os desenvolvedores com experiência em programação em outras linguagens podem adicionar seus próprios comandos à linguagem 4D.

O que é uma linguagem?

A linguagem 4D não é muito diferente da linguagem falada usada diariamente. É uma forma de comunicação usada para expressar ideias, informar e instruir. Like a spoken language, 4D has its own vocabulary, grammar, and syntax; you use it to tell 4D how to manage your database and data.

Não precisa saber tudo sobre a linguagem para começar a trabalhar com 4D de forma efetiva. Da mesma forma que para falar você não precisa saber tudo sobre sua língua; na verdade, é possível ter um vocabulário pequeno e ainda ser bem eloquente. A linguagem 4D é mais ou menos a mesma coisa - precisa saber apenas uma pequena parte da linguagem para ser produtivo, e pode aprender o resto quando tiver necessidade.

Por que usar a Linguagem?

No começo pode parecer que não há muita necessidade de uma linguagem de programação em 4D. No ambiente Design, 4D fornece ferramentas flexíveis que exigem programação para realizar uma grande variedade de tarefas de gerenciamento de dados. Tarefas fundamentais, como entrada de dados, pesquisas, ordenação e relatórios são manejados com facilidade. Muitas capacidades extras estão disponíveis, tais como validação de dados, as ajudas para a introdução de dados, os gráficos e a geração de etiquetas.

Então para que é necessário uma linguagem 4D? Aqui estão alguns usos:

  • automatizar tarefas repetitivas: essas tarefas incluem modificação de dados, geração de relatórios complexos e realização sem intervenções de séries longas de operações.
  • Controle a interface de usuário: pode gerenciar as janelas e os menus, e controlar os formulários e os objetos da interface.
  • Realizar uma gestão de dados sofisticada: essas tarefas incluem processamento de transação, validação de dados complexos, gerenciamento multiusuário, e operações de seleção temporárias.
  • Controle o computador: pode controlar as comunicações de portos seriais, a gestão de documentos e a gestão de erros.
  • Create applications: You can create easy-to-use, customized databases that run in the Application environment.
  • Adicionar funcionalidade ao servidor integrado web 4D: construir e atualizar páginas web dinâmicas preenchidas com seus dados.

The language lets you take complete control over the design and operation of your database. 4D provides powerful “generic” editors, but the language lets you customize your database to whatever degree you require.

Tomar o controle de seus dados

A linguagem 4D lhe permite tomar o controle total de seus dados de uma maneira poderosa e elegante. A linguagem é fácil o suficiente para os iniciantes e sofisticada o bastante para os desenvolvedores com experiência. It provides smooth transitions from built-in database functions to a completely customized database.

Os comandos da linguagem 4D oferecem acesso aos editores padrão de gestão de registros. For example, when you use the command, you are presented with the Query Editor (which can be accessed in the Design mode using the Query command in the Records menu. Pode dizer ao comando para pesquisar por dados descritos explicitamente. For example, ([People];[People]Last Name="Smith") will find all the people named Smith in your database.

A linguagem 4D é bem poderosa - um comando pode substituir centenas ou até milhares de linhas de códigos escritas nas linguagens tradicionais. Surpreendentemente, esse poder vem com bastante simplicidade - comandos com nomes em inglês comum. Por exemplo, para realizar uma pesquisa, se utiliza o comando QUERY; para adicionar um novo registro, se utiliza o comando ADD RECORD.

A linguagem foi criada para você realizar facilmente qualquer tarefa. Adicionar um registro, ordenar registros, pequisar por dados e operações similares são especificadas com comandos simples e diretos. Mas a linguagem também pode controlar as portas seriais, ler documentos no disco, controlar o processamento de transações complexas e muito mais.

A linguagem 4D realiza mesmo as tarefas mais sofisticadas com relativa simplicidade. Realizar essas tarefas sem usar a linguagem seria muito complicado. Mesmo com os comandos poderosos da linguagem, algumas tarefas podem ser complexas e difícil. Uma ferramenta sozinha não torna uma tarefa possível; a tarefa em si mesma pode ser tão difícil que a ferramenta só vai facilitar o processo. Por exemplo, um processador de textos faz com que escrever um livro seja muito mais fácil e rápido, mas não vai escrever o livro para você. Usar a linguagem 4D faz com que o processamento de gerenciamento de seus dados seja mais fácil e permite lidar com tarefas complicadas com confiança.

Essa é uma linguagem de computação "tradicional?"?

Se estiver familiarizado com as linguagens tradicionais de programação, essa seção será de seu interesse. Se não, também pode pular o próximo parágrafo.

A linguagem 4D não é uma linguagem de programação tradicional. É uma das linguagens mais inovadoras e flexíveis do momento. Foi criada para adaptar-se a você e não o contrário.

Para usar linguagens tradicionais, é preciso preparação ampla. De fato, planejamento é um dos principais passos de desenvolvimento. 4D allows you to start using the language at any time and in any part of your database. Pode começar adicionando um método para um formulário depois adicionar um ou mais métodos. As your database becomes more sophisticated, you might add a project method controlled by a menu. Pode usar o quanto quiser da linguagem. Não é algo "tudo ou nada", como é o caso em vários bancos de dados.

Traditional languages force you to define and pre-declare objects in formal syntactic terms. Em 4D simplesmente se pode criar um objeto, como um botão, e usá-lo. 4D automaticamente gerencia o objeto para você. Por exemplo, para usar um botão, o desenha em um formulário e lhe dá um nome. Quando o usuário clicar no botão, a linguagem notifica automaticamente a seus métodos.

Linguagens tradicionais geralmente são rígidas e inflexíveis, exigindo que comandos sejam digitados de modo formal e em estilo restritivo. A linguagem 4D rompe com essa tradição para o benefício do usuário.