Saltar para o conteúdo principal
Versão: v20

Propriedades usuário

4D oferece dois modos de operação para as configurações dos projetos:

  • Standard : todas as definições são armazenadas no arquivo settings.4DSettings ao nível do projeto e são aplicadas em todos os casos. Este é o modo predefinido, adequado para a fase de desenvolvimento (todas as aplicações).

  • Modo User settings: parte das definições personalizadas são armazenadas num arquivo settings.4DSettings na pasta Settings (para todos os ficheiros de dados) ou na pasta Data (para este ficheiro de dados) e são utilizadas em vez das definições de estrutura. Este modo é adequado para a fase de implantação de aplicações de ambiente de trabalho. Este modo é ativado através de uma opção localizada na página Security das Definições.

Ao definir as definições do utilizador, pode manter as definições personalizadas entre actualizações das suas aplicações 4D, ou gerir diferentes definições para a mesma aplicação 4D implementada em vários sites diferentes. Permite igualmente utilizar a programação para gerir os arquivos de configuração através de XML.

4D pode gerar e usar dois tipos de propriedades usuário:

  • Definições do usuário: São utilizadas em vez das definições de estrutura para qualquer arquivo de dados aberto com a aplicação.
  • Definições do usuário para o arquivo de dados: Podem ser definidas especificamente para cada arquivo de dados utilizado com a sua aplicação, configurando, por exemplo, o ID da porta ou a cache do servidor.

Com esta opção, pode facilmente implementar e atualizar várias cópias da mesma aplicação de ambiente de trabalho com vários arquivos de dados, cada um contendo definições diferentes.

Considere, por exemplo, a seguinte configuração, em que uma aplicação é duplicada e cada cópia utiliza uma definição de ID de porta diferente. Se esta definição do usuário estiver ligada ao arquivo de dados, será possível atualizar a aplicação sem ter de alterar manualmente o ID do porto:

Ativar as definições do utilizador

Para ativar as definições do usuário, é necessário marcar a opção Definições > Segurança > Enable user Settings :

  • Definições de estrutura
  • Propriedades usuário
  • Propriedades usuário para o arquivo de dados

Pode acessar estas caixas de diálogo utilizando o menu Design > Settings... ou o botão Settings na barra de ferramentas:

Também é possível acessar a estas caixas de diálogo utilizando o comando OPEN SETTINGS WINDOW com o seletor settingsType adequado.

A caixa de diálogo Configurações da estrutura é idêntica às Configurações standard e dá acesso a todas as suas propriedades (que podem ser substituídas por configurações do utilizador).

Propriedades usuário e definições do usuário para o ficheiro de dados

As caixas de diálogo User Settings e User Settings for Data File contêm uma seleção de propriedades relevantes que podem ser definidas para todos os arquivos de dados ou para um único arquivo dados:

A tabela seguinte lista as páginas das definições encontradas nas caixas de diálogo User Settings e User Settings for Data File e descreve as suas principais diferenças em relação às definições padrão:

Página de definições de estruturaPágina das definições do usuárioPágina de Propriedades usuário para ficheiro de dados
Página geralN/aN/a
Página InterfaceIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página CompiladorN/aN/a
Página Base de dados/armazenamento de dadosN/aN/a
Página Base de dados/MemóriaIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Backup/PeridiocidadeN/aIdêntico às propriedades padrão
Página Backup/ConfiguraçãoN/aIdêntico às propriedades padrão
Página Backup/Backup e restaurarN/aIdêntico às propriedades padrão
Página cliente-servidor/opções redeIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página cliente-servidor/Configuração IPIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/ConfiguraçãoIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/Opções (I)Idêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/Opções (II)Idêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/Log (tipo)Idêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/Log (backup)Idêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página Web/Web servicesOpção de prefixação do método não disponívelOpção de prefixação do método não disponível
Página SQLIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página PHPIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Página segurançaN/aN/a
Página de compatibilidadeN/aN/a

Quando editar definições nesta caixa de diálogo, estas são automaticamente armazenadas no arquivo settings.4DSettings correspondente (ver abaixo).

SET DATABASE PARAMETER e definições do utilizador

Algumas das definições do usuário também estão disponíveis através do comando SET DATABASE PARAMETER . As definições do utilizador são parâmetros com a propriedade Kept between two sessions definida para Yes.

Quando a função User Settings estiver ativada, as definições do utilizador editadas pelo comando SET DATABASE PARAMETER são automaticamente guardadas nas definições do utilizador para o arquivo de dados.

O número de sequência do quadro é uma exceção; este valor de definição é sempre guardado no próprio arquivo de dados.

Arquivos settings.4DSettings

Quando marcar a opção Enable User Settings, os arquivos de definições do utilizador são criados automaticamente. A sua localização depende do tipo de definições do utilizador definidas.

Propriedades usuário

O arquivo de definições do utilizador padrão é criado automaticamente e colocado numa pasta de definições na seguinte localização:

ProjectFolder/Settings/settings.4DSettings

... em que ProjectFolder é o nome da pasta que contém o arquivo da estrutura do projeto.

Nas aplicações fusionadas, o arquivo de definições do utilizador é colocado na seguinte localização:

  • Nas versões de usuário único: ProjectFolder/Database/Settings/settings.4DSettings
  • Em versões cliente/servidor: ProjectFolder/Server Database/Settings/settings.4DSettings

Propriedades usuário para arquivo de dados

O arquivo de definições do usuário ligado ao arquivo de dados é automaticamente criado e colocado numa pasta de definições na seguinte localização:

Data/Settings/settings.4DSettings

... em que Data é o nome da pasta que contém o arquivo de dados atual da aplicação.

Quando o arquivo de dados estiver localizado ao mesmo nível que o arquivo da estrutura do projeto, os arquivos de definições do utilizador baseados na estrutura e nos dados partilham a mesma localização e o mesmo arquivo. O comando de menu User Settings for Data File... não é proposto.

nota

Os arquivos de definições são arquivos XML; podem ser lidos e modificados utilizando comandos XML 4D integrados ou utilizando um editor XML. Isto significa que pode gerir as definições por programação, particularmente no contexto de aplicações compiladas e fundidas com 4D Volume Desktop. Quando modificar este arquivo por programação, as alterações só são consideradas na próxima vez que a base de dados for aberta.

Prioridade dos parâmetros

As definições podem ser guardadas em três níveis. Cada configuração definida num nível substitui a mesma configuração definida num nível anterior, caso exista:

Nível de prioridadeNomeLocalizaçãoComentários
3 (mais baixo)Definições de estrutura (ou Definições quando a função "Definições do utilizador" não estiver ativada)settings.4DSettings arquivo na pasta Sources (bases de dados de projetos) ou na pasta Settings ao mesmo nível que o arquivo de estrutura (bases de dados binárias)Localização única quando as definições do utilizador não estão ativadas. Aplicado a todos os exemplares da aplicação.
2Propriedades usuário (todos os ficheiros de dados)settings.4DSettings arquivo na pasta Settings ao mesmo nível que a pasta ProjectSubstitui as definições da estrutura. Armazenado no pacote da aplicação.
1 (mais alto)Propriedades usuário (ficheiro de dados atual)settings.4DSettings arquivo na pasta Settings ao mesmo nível que o arquivo de dadosSubstitui as propriedades de estrutura e as propriedades usuário. Aplicado apenas quando o arquivo de dados linkado for utilizado com a aplicação.

Lembre que os arquivo de definições do utilizador contêm apenas um subconjunto de definições relevantes, enquanto o arquivo de estrutura contém todas as definições personalizadas, incluindo as definições principais.