Saltar para o conteúdo principal
Versão: v20

Imagens

4D inclui suporte específico para imagens utilizadas nos seus formulários.

Formatos Nativos Compatíveis

4D integra a gestão nativa dos formatos de imagem. Isso significa que imagens serão mostradas e armazenadas em seu formato original, sem qualquer interpretação em 4D. As funcionalidades específicas dos formatos diferentes (sombreado, áreas transparentes, etc) serão retidas quando forem copiadas e coladas, e serão exibidas sem alteração. Essa compatibilidade nativa é válida para todas as imagens armazenadas nos formulários de 4D: imagens estáticas coladas no modo Desenho, imagens coladas em objetos de entrada em execução, etc.

Os formatos de imagem mais comuns são compatíveis com ambas as plataformas: .jpeg, .gif, .png, .tiff, .bmp, etc. Em macOS, o formato pdf também está disponível para codificar e decodificar.

A lista completa dos formatos suportados varia de acordo com o sistema operativo e os codecs personalizados que são instalados nas máquinas. Para descobrir quais os codecs disponíveis, deve utilizar o comando PICTURE CODEC LIST (ver também a descrição do tipo de dados imagem).

Formato de imagem não disponível

Um ícone específico é exibido para imagens salvas em um formato que não esteja disponível no mecanismo. A extensão do formato faltante é mostrado na parte inferior do ícone:

O ícone é usado automaticamente onde a imagem precisar ser exibida:

O ícone indica que a imagem não pode ser exibida ou manipulada localmente - mas pode ser salva sem alteração para que possa ser exibida em outros dispositivos. Por exemplo esse é o caso para imagens PDF em Windows ou para imagens no formato PICT.

Imagens em alta resolução

4D admite imagens de alta resolução tanto em plataformas MacOS como Windows. As imagens de alta resolução podem ser definidas quer por factor de escala quer por dpi.

Factor de escala

As telas de alta resolução têm uma densidade de pixels maior do que as telas padrão tradicionais. Para que as imagens sejam renderizadas correctamente em ecrãs de alta resolução, o número de pixels na imagem deve ser multiplicado pelo factor de escala * (ou seja*, duas vezes maior, três vezes maior, etc.).

Ao utilizar imagens de alta resolução, pode especificar o factor de escala adicionando "@nx" no nome da imagem (onde n designa o factor de escala). No quadro abaixo, pode ver que o fator de escala está indicado nos nomes das imagens de alta resolução, circle@2x.png e circle@3x.png.

Tipo de exibiçãoFator de EscalaExemplo
Resolução ‘standard’Densidade de pixel 1:1.1x
circle.png
Alta resoluçãoA densidade de pixels aumentou por um factor de 2 ou 3.
2x3x
circle@2x.png
circle@3x.png

As imagens de alta resolução com a convenção @nx podem ser utilizadas nos seguintes objectos:

4D dá automaticamente prioridade às imagens com a resolução mais alta. Por exemplo, ao usar duas telas (uma de alta resolução e outra padrão) e mover um formulário de uma tela para outra, 4D renderiza automaticamente a resolução mais alta possível da imagem. Mesmo que um comando ou propriedade especifique circle.png, circle@3x.png será utilizado (se existir).

Note que a priorização da resolução ocorre apenas para a apresentação de imagens no ecrã, não havendo priorização automática durante a impressão.

DPI (macOS and Windows)

Embora 4D priorize automaticamente a resolução mais alta, há, no entanto, algumas diferenças de comportamento dependendo da tela e da imagem dpi(*)e do formato da imagem:

OperaçãoComportamento
Soltar o pegarSe a imagem tiver:
  • 72dpi ou 96dpi - A imagem é "Center" formatada e o objeto que contém a imagem tem o mesmo número de pixels.
  • Outros dpi - A imagem está formatada como "Scaled to fit" e o objeto que contém a imagem é igual a (número de pixels da imagem * dpi da tela) / (dpi da imagem)
  • No dpi - A imagem é formatada como "Scaled to fit".
Tamanho automático (menu contextual do Editor de formulários)Se o formato de apresentação da imagem é:
  • Scaled - O objeto que contém a imagem é redimensionado de acordo com (número de pixels da imagem * dpi da tela) / (dpi da imagem)
  • Não dimensionado - O objeto que contém a imagem tem o mesmo número de pixels que a imagem.

(*) Normalmente, macOS = 72 dpi, Windows = 96 dpi

Imagens em modo escuro (apenas macOS)

Você pode definir imagens e ícones específicos a serem usados no lugar das imagens padrão quando os formulários usarem o esquema escuro.

Uma imagem em modo escuro é definida da seguinte forma:

  • A imagem do modo escuro tem o mesmo nome da versão padrão (esquema claro) com o sufixo "_dark"
  • a imagem do modo escuro é guardada ao lado da versão padrão.

Em tempo de execução, 4D carregará automaticamente a imagem clara ou escura de acordo com o esquema de cores do formulário atual.

Coordenadas do mouse numa imagem

4D permite recuperar as coordenadas locais do mouse em um objeto de entrada associado a uma expressão de imagem, no caso de que clique ou passe o cursor por cima, mesmo se não tiver aplicado um deslocamento ou zoom na imagem. Esse mecanismo, similar ao de um mapa de imagens, pode ser utilizado, por exemplo, para manejar barras de botões deslocáveis ou a interface de um software de cartografia.

As coordenadas são devolvidas nas Variáveis de Sistema. MouseX eMouseY. The coordinates are expressed in pixels with respect to the top left corner of the picture (0,0). Se o mouse estiver fora do sistema de coordenadas da imagem, se devolverá -1 em MouseX e MouseY.

Pode obter o valor dessas variáveis como parte dos eventos formulário On Clicked, On Double Clicked, On Mouse up, On Mouse Enter, ou On Mouse Move.