Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R5 BETA

Visão Geral

Um projeto 4D contém todo o código fonte de uma aplicação 4D, qualquer que seja seu tipo de implementação (web, móvel, ou desktop), desde a estrutura do banco de dados até a interface do usuário, incluindo código, formulários, menus, configurações usuário, ou quaisquer recursos necessários. Um projeto 4D é principalmente composto por ficheiros texto.

Ficheiros do projecto

Os ficheiros de projeto 4D são abertos e editados usando aplicações normais da plataforma 4D (4D ou 4D Server). Com 4D, editores completos estão disponíveis para gerir ficheiros, incluindo um editor de estrutura, um editor de código, um editor de formulários, um editor de menus...

Quando os projetos estão em ficheiros de texto simples legíveis (JSON, XML, etc.), podem ser lidos ou editados manualmente pelos programadores, utilizando qualquer editor de código.

Além disso, os ficheiros de projeto 4D facilitam a programação genérica, a criação de modelos de aplicação e a partilha de código. Los proyectos se organizan internamente en carpetas y archivos.

Desenvolvimento

Los proyectos 4D se desarrollan con la aplicación 4D. Fornece um ambiente de desenvolvimento Integrado (IDE) para projetos 4D, bem como um servidor Web, um gerador de projetos móveis e um tempo de execução de aplicações, permitindo-lhe desenvolver, testar e depurar qualquer tipo de projeto.

El desarrollo multiusuario se gestiona a través de herramientas estándar del repositorio de control de fuentes (Perforce, Git, SVN, etc.), que permiten a los desarrolladores trabajar en diferentes ramas y comparar, fusionar o revertir las modificacion

Aplicação final

Los archivos del proyecto pueden ser compilados y fácilmente desplegados. 4D permite criar três tipos de aplicações a partir de seus projetos:

Las aplicaciones de back-end pueden desplegarse utilizando 4D Server, 4D, o fusionadas con la licencia 4D Volume.