Saltar para o conteúdo principal
Versão: v20 R4 BETA

Authentication

A autenticação de usuários é necessária quando se deseja fornecer direitos de acesso específicos aos usuários da Web. A autenticação determina a forma como as informações referentes às credenciais do usuário (geralmente nome e senha) são coletadas e processadas.

Modos de autenticação

O servidor web 4D propõe três modos de autenticação, que podem ser selecionados na página Web/Options**(I)** da caixa de diálogo Settings (Configurações):

É recomendado usar uma autenticação personalizada.

Visão Geral

O funcionamento do sistema de acesso do servidor web 4D está resumido no diagrama seguinte:

As solicitações que começam com rest/ são tratadas diretamente pelo servidor REST.

Personalizado (padrão)

Basicamente, nesse modo, cabe ao desenvolvedor definir como autenticar os usuários. 4D só avalia solicitações HTTP que requerem uma autenticação.

Este modo de autenticação é o mais flexível porque permite que você:

  • ou delegar a autenticação do usuário a um aplicativo de terceiros (por exemplo, uma rede social, SSO);
  • Ou fornecer uma interface para o usuário (por exemplo, um formulário da Web) para que ele possa criar sua conta no banco de dados de clientes; em seguida, você pode autenticar os usuários com qualquer algoritmo personalizado (veja este exemplo no capítulo "Sessões de usuário"). O importante é que você nunca armazene a senha de forma não protegida, usando esse código:
//... criar conta de usuário
ds.webUser.password:=Generate password hash($password)
ds.webUser.save()

Veja também este exemplo do capítulo "Introdução".

Se nenhuma autenticação personalizada for fornecida, 4D chama a função On Web Authentication do banco de dados (se existir). Além de $1 e $2, apenas os endereços IP do navegador e do servidor ($3 e $4) são fornecidos, o nome de usuário e a senha ($5 e $6) estão vazios. O método deve retornar True em $0 se o usuário for autenticado com êxito e, em seguida, o recurso solicitado novamente é fornecido, ou False em $0 se a autenticação falhar.

Aviso: Se o método de banco de dados On Web Authentication não existir, as conexões serão aceitas automaticamente (modo de teste).

Protocolo Basic

Quando um usuário se conecta ao servidor, uma caixa de diálogo padrão é exibida no navegador para que ele digite o nome de usuário e a senha.

O nome e a palavra-passe introduzidos pelo utilizador são enviados sem encriptação no cabeçalho do pedido HTTP. Este modo requer normalmente HTTPS para garantir a confidencialidade.

Os valores introduzidos são então avaliados:

  • Se a opção Include 4D passwords (Incluir senhas 4D ) estiver marcada, as credenciais do usuário serão avaliadas primeiro em relação à tabela interna de usuários 4D.

    • Se o nome de usuário enviado pelo navegador existir na tabela de usuários 4D e a senha estiver correta, a conexão será aceita. Se a palavra-passe estiver incorreta, a ligação é recusada.
    • Se o nome de usuário não existir na tabela de usuários 4D, a mensagem On Web Authentication é chamado. Se o método de banco de dados On Web Authentication não existir, as conexões serão rejeitadas.
  • Se a opção Incluir senhas 4D não estiver marcada, credenciais de usuário são enviadas para o método de banco de dados On Web Authentication juntamente com outros parâmetros de conexão (endereço IP e porta, URL .) para que você possa processá-los. Se o método de banco de dados On Web Authentication não existir, as conexões serão rejeitadas.

    Com o servidor da Web 4D Client, lembre-se de que todos os sites publicados pelas máquinas 4D Client compartilharão a mesma tabela de usuários. Validação de usuários/senhas é realizada pela aplicação 4D Server.

Protocolo DIGEST

Esse modo oferece um nível maior de segurança, pois as informações de autenticação são processadas por um processo unidirecional chamado hashing, que torna impossível decifrar seu conteúdo.

Como no modo BASIC, os usuários devem digitar seu nome e senha ao se conectarem. O método de database On Web Authentication é então chamado. Quando o modo DIGEST é ativado, o parâmetro $6 (senha) é sempre retornado vazio. De fato, ao usar esse modo, essas informações não passam pela rede como texto claro (não criptografado). Portanto, é imperativo, nesse caso, avaliar as solicitações de conexão usando o comando WEB Validate digest.

Você deve reiniciar o servidor Web para que as alterações feitas nesses parâmetros sejam levadas em conta.

On Web Authentication

O método de banco de dados On Web Authentication é responsável pelo gerenciamento do acesso ao mecanismo do servidor da Web. É chamado por 4D ou 4D Server quando uma solicitação HTTP dinâmica é recebida.

Chamadas métodos de base

O método de banco de dados On Web Authentication é chamado automaticamente quando uma solicitação ou processamento exige a execução de algum código 4D (exceto para chamadas REST). Ele também é chamado quando o servidor da Web recebe um URL estático inválido (por exemplo, se a página estática solicitada não existir).

O método banco de dados On Web Authentication NÃO é chamado:

  • quando o servidor da Web recebe um URL solicitando um recurso que não existe
  • quando o servidor da Web receber uma URL que começa com 4DACTION/, 4DCGI/...
  • quando o servidor da Web receber uma URL de acesso à raiz e nenhuma página inicial foi definida nas Configurações ou por meio do comando WEB SET HOME PAGE
  • quando o servidor da Web processar um código de execução de tag (por exemplo, 4DSCRIPT) em uma página semidinâmica.

O método banco de dados On Web Authentication NÃO é chamado:

Sintaxe

On Web Authentication( $1 : Text ; $2 : Text ; $3 : Text ; $4 : Text ; $5 : Text ; $6 : Text ) -> $0 : Boolean

ParâmetrosTipoDescrição
$1Text<-URL
$2Text<-Cabeçalhos HTTP + corpo HTTP (até um limite de 32 kb)
$3Text<-Endereço IP do cliente Web (browser)
$4Text<-Endereço IP do servidor
$5Text<-Nome de usuario
$6Text<-Senha
$0Parâmetros->True = pedido aceite, False = pedido rejeitado

Estes parâmetros devem ser declarados da seguinte forma:

//Método base On Web Authentication

C_TEXT($1;$2;$3;$4;$5;$6)
C_BOOLEAN($0)

//Código do método

Como alternativa, você pode usar a sintaxe de parâmetros nomeados:

// Método de banco de dados de autenticação na Web
#DECLARE ($url : Text; $header : Text; \
$BrowserIP : Text; $ServerIP : Text; \
$user : Text; $password : Text) \
-> $RequestAccepted : Boolean

Todos os parâmetros do método de banco de dados On Web Authentication não são necessariamente preenchidos. As informações recebidas pelo método de banco de dados dependem do modo de autenticação selecionado.)

$1 - URL

O primeiro parâmetro($1) é o URL recebido pelo servidor, do qual o endereço do host foi removido.

Vejamos o exemplo de uma ligação Intranet. Suponha que o endereço IP do seu Web Server 4D é 123.45.67.89. A tabela a seguir mostra os valores de $1 dependendo do URL inserido no navegador da Web:

URL introduzido no navegador WebValor do parâmetro $1
123.45.67.89/
http://123.45.67.89/
123.45.67.89/Customers/Customers
http://123.45.67.89/Customers/Add/Customers/Add
123.45.67.89/Do_This/If_OK/Do_That/Do_This/If_OK/Do_That

$2 - Cabeçalho e corpo do pedido HTTP

O segundo parâmetro ($2) é o cabeçalho e o corpo da solicitação HTTP enviada pelo navegador Web. Observe que essas informações são passadas para o método de banco de dados On Web Authentication como estão. Seu conteúdo varia de acordo com a natureza do navegador da Web que está tentando se conectar.

Se o seu aplicativo usar essas informações, caberá a você analisar o cabeçalho e o corpo. Você pode usar os comandos WEB GET HTTP HEADER e WEB GET HTTP BODY.

For performance reasons, the size of data passing through the $2 parameter must not exceed 32 KB. Para além deste tamanho, são truncados pelo servidor HTTP 4D.

$3 - Endereço IP do cliente Web

O parâmetro $3 recebe o endereço IP da máquina do navegador. Essas informações permitem distinguir entre conexões de intranet e de Internet.

4D devolve endereços IPv4 em formato híbrido IPv6/IPv4 escritos com um prefixo de 96 bits, por exemplo ::ffff:192.168.2.34 para o endereço IPv4 192.168.2.34. For more information, refer to the IPv6 Support section.

$4 - Endereço IP do servidor

The $4 parameter receives the IP address used to call the web server. 4D allows for multi-homing, which allows you to exploit machines with more than one IP address. For more information, please refer to the Configuration page.

$5 e $6 - Nome de usuário e palavra-passe

The $5 and $6 parameters receive the user name and password entered by the user in the standard identification dialog box displayed by the browser. This dialog box appears for each connection, if basic or digest authentication is selected.

If the user name sent by the browser exists in 4D, the $6 parameter (the user’s password) is not returned for security reasons.

Parâmetro $0

The On Web Authentication database method returns a boolean in $0:

  • Se $0 é True, a ligação é aceite.

  • Se $0 é False, a ligação é recusada.

The On Web Connection database method is only executed if the connection has been accepted by On Web Authentication.

WARNING
If no value is set to $0 or if $0 is not defined in the On Web Authentication database method, the connection is considered as accepted and the On Web Connection database method is executed.

      • Do not call any interface elements in the On Web Authentication database method (ALERT, DIALOG, etc.) because otherwise its execution will be interrupted and the connection refused. O mesmo acontecerá se ocorrer um erro durante seu processamento.

Exemplo

Example of the On Web Authentication database method in DIGEST mode:

 // On Web Authentication Database Method
#DECLARE ($url : Text; $header : Text; $ipB : Text; $ipS : Text; \
$user : Text; $pw : Text) -> $valid : Boolean

var $found : cs. WebUserSelection
$valid:=False

$found:=ds. WebUser.query("User === :1";$user)
If($found.length=1) // User is found
$valid:=WEB Validate digest($user;[WebUser]password)
Else
$valid:=False // User does not exist
End if