Saltar para o conteúdo principal
Versão: 19

Configuração do servidor

Utilizando petições HTTP padrão, o servidor 4D REST permite às aplicações externas acessar diretamente aos dados de seu banco, *ou seja, *recuperar informação sobre as classes de dados de seu projeto, manipular dados, entrar em sua aplicação web, e muito mais.

Para iniciar usando as funcionalidades REST, precisa iniciar e configurar o servidor 4D REST.

  • Em 4D Server, abrir uma sessão REST exige que uma licença cliente 4D free esteja disponível.
  • Em 4D single-user, pode abrir até três sessões REST para fins de teste.
  • You need to manage the session cookie to use the same session for your requesting application.

Iniciar o servidor REST

Por razões de segurança, o padrão de 4D é não responder a petições REST. If you want to start the REST Server, you must check the Expose as REST server option in the "Web/REST resource" page of the structure settings in order for REST requests to be processed.

alt-text

Serviços REST usam o servidor 4D HTTP, por isso precisa ter certeza que o servidor Web 4D foi iniciado.

A mensagem de aviso "Atenção, verifique os privilégios de acesso" é exibida quando checar essa opção para chamar atenção para o fato que os serviços REST foram ativados, como padrão acessar os objetos de banco de dados é grátis desde que os acessos REST não tenham sido configurados.

Deve reiniciar a aplicação 4D para que as suas alterações tenham efeito.

Configuração de acesso REST

Como padrão, acessos REST são abertos a todos os usuários que são obviamente não configurados para razões de segurança e também para controlar uso de licenças de cliente.

Pode configurar os acessos REST de uma das maneiras abaixo:

  • assigning a Read/Write user group to REST services in the "Web/REST resource" page of the Structure Settings;
  • escrever um método de database On REST Authentication para interceptar e manejar qualquer petição inicial REST.

Não pode usar as duas funcionalidades ao mesmo tempo. Once an On REST Authentication database method has been defined, 4D fully delegates control of REST requests to it: any setting made using the "Read/Write" menu on the Web/REST resource page of the Structure Settings is ignored.

Utilização dos parâmetros da estrutura

The Read/Write menu in the "Web/REST resource" page of the structure settings specifies a group of 4D users that is authorized to establish the link to the 4D application using REST queries.

Como padrão, o menu mostra <Anyone>, o que significa que os acessos REST estão abertos a todos os usuários. Quando tiver especificado um grupo, só contas de usuários 4D que pertençam ao grupo podem ser usadas acesso a 4D através de petições REST. Se uma conta for usada que não pertença a esse grupo, 4D retorna um erro de autenticação para o emissor da petição.

Para essa configuração funcionar, o método de database On REST Authentication não deve ser definido. Se existir, 4D ignora os parâmetros de aceso definidos nas propriedades do banco de dados.

Método base On REST Authentication

O método database On REST Authentication lhe oferece uma forma personalizada de controlar a abertura de sessões REST em 4D. Esse método de banco de dados é chamado automaticamente quando uma nova sessão for aberta através da petição REST. Quando receber uma solicitação para abrir uma sessão REST, os identificadores de conexão são oferecidos no cabeçalho da solicitação. O método database On REST Authentication é chamado para poder avaliar estes identificadores. Pode utilizar a lista de usuários do banco 4D ou pode utilizar sua própria tabela de identificadores. For more information, refer to the On REST Authentication database method documentation.

Expor tabelas e campos

Quando serviços REST estiverem ativados no banco de dados 4D, como padrão uma sessão REST pode acessar todas as tabelas e campos da datastore, e assim usar seus dados. Assim, pode utilizar os seus dados. Por exemplo, se seu banco de dados conter uma tabela [Employee], é possível escrever:

http://127.0.0.1:8044/rest/Employee/?$filter="salary>10000"

Esta petição devolverá todos os empregados cujo campo de salario seja superior a 10000.

As tabelas ou campos 4D que tenham o atributo "Invisível" também são expostas em REST por padrão.

Se quiser personalizar os objetos de datastore acessíveis através de REST, deve desativar a exposição para cada tabela ou campo que queira esconder. Quando uma petição REST tentar acessar um recurso não autorizado, 4D devolve um erro.

Expor as tabelas

Como padrão, todas as tabelas são expostas em REST.

Por razões de segurança, pode querer expor apenas algumas tabelas em sua datastore para as chamadas REST. Por exemplo, se criar uma tabela [Users] que armazene os nomes de usuário e as senhas, seria melhor não deixá-la exposta.

Para remover a exposição REST para uma tabela:

  1. Visualizar o inspetor de Tabelas no editor de Estrutura e selecionar a tabela que quiser modfiicar.

  2. Desmarque a opção Expor como recurso REST: alt-text Faça isso para cada tabela cuja exposição precisa ser modificada.

Expor campos

Como padrão, todos os campos 4D database são expostos em REST.

Pode querer expor certos campos de suas tabelas para REST. Por exemplo, é possível que não queira expor o campo [Employees]Salary.

Para eliminar a exposição REST de um campo:

  1. Exibar o inspetor de Campo no editor de Estruturas e selecione o campo a modificar.

  2. Desmarque a opção Expor como recurso REST para o campo. alt-text Repeat this for each field whose exposure needs to be modified.

Para que um campo seja accessível a través de REST, a tabela pai também deve ser. Se a tabela pai não estiver exposta, nenhum dos campos estará, independente de seu estado.