Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R7

IMPORT DIF

IMPORT DIF ( {tabela ;} documento )

ParâmetroTipoDescrição
tabelaTableTabela para a qual se importarão os dados, ou a tabela Padrão, se omitido
documentoTextdocumento DIF a importar

Descrição

O comando IMPORT DIF lê dados de documento, um documento DIF Windows ou Macintosh e os escreve em tabela criando novos registros para essa tabela.

A operação de importação é realizada através do formulário de entrada atual. A operação de importação lê os campos e as variáveis en função do plano dos objetos no formulário de entrada. Por esta razão, deve ter muito cuidado em relação à ordem dos objetos texto (campos e variáveis) no formulário. O primeiro objeto no qual os dados serão importados deve estar ao fundo do formulario, etc. Se o número de campos ou variáveis no formulário não corresponde ao número de campos a importar, os campos extras são ignorados. Um formulário de entrada utilizado para importar não pode conter botões. Os objetos de subformulário são ignorados.

Nota: Uma maneira de ter certeza que os dados sejam importados nos objetos corretos é selecionar o objeto no qual deve ser importado o primeiro campo e movê-lo ao primeiro plano. Continue movendo os campos e variáveis ao primeiro plano, em ordem, tendo certeza de que tenha um campo ou variável para cada campo a importar.

Um evento On Validate é enviado ao método de formulário para cada registro que seja importado. Utilize este evento para copiar os dados das variáveis aos campos, se utiliza as variáveis no formulário de importação.

O parâmetro documento pode incluir uma rota de acesso que contenha os nomes de volumes e pastas. Se passa uma string vazia, aparece a caixa de diálogo padrão de abertura de arquivos. Se usuário cancela este diálogo, se cancela a operação de importação, e a variável sistema OK toma o valor 0.

Um termômetro de progresso aparece durante a importação. O usuário pode cancelar a operação clicando no botão Parar. Os registros que tenham sido importados não serão removidos se usuário pressiona o botão Parar. Se a importação termina com sucesso, a variável sistema OK toma o valor 1. Se ocorre um erro ou se a operação é interrompida, a variável sistema toma o valor 0. O termômetro pode ser ocultado com o comando MESSAGES OFF.

O comando utiliza por padrão o conjunto de caracteres UTF-8. Os documentos com formato DIF utilizam geralmente o conjunto de caracteres IBM437, pode ser necessário utilizar o comando USE CHARACTER SET para definir o conjunto de caracteres apropriado.

Durante a utilização de EXPORT DIF, o delimitador de campos automaticamente é o caractere de tabulação (código 9). O delimitador do registro por padrão é o retorno de carro (código 13). Pode modificar estes valores atribuindo novos valores às duas variáveis sistema FldDelimit e RecDelimit. O usuário pode mudar estes valores na caixa de diálogo de exportação do ambiente Desenho. Como os campos Texto podem conter retornos de carro, seja cuidadoso se utilizar o retorno de carro como delimitador entre os campos a exportar.

Exemplo

O exemplo a seguir importa dados de um documento DIF. O método começa definindo o formulário de entrada de maneira que os dados sejam importados pelo formulário correto, depois realiza a importação:

 FORM SET INPUT([Pessoas];"Importar")
 IMPORT DIF([Pessoas];"Novas_Pessoas.dif") // Importação do documento “Novas_Pessoas.dif”

Variáveis e conjuntos do sistema

OK toma o valor 1 se la importação termina com sucesso; do contrário, toma o valor 0.

Ver também

EXPORT DIF
IMPORT SYLK
IMPORT TEXT
USE CHARACTER SET

Propriedades

Número do comando86
Thread-seguro
Modificar variáveisOK