Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R7

RELATE ONE

RELATE ONE ( tabelasN | campoN {; discriminante } )

ParâmetroTipoDescrição
tabelasN | campoNTabela, CampoTabela para a qual estabelecer todas as relações automáticas, ou Campo com as relações manuais para tabela Um
discriminanteFieldCampo discriminante da tabela 1

Descrição

RELATE ONE aceita duas sintaxes.

A primeira sintaxe do comando, RELATE ONE(tabelaN), ativa todas as relações Muitos a Um automáticas para a tabela tabelaN no processo atual. Isso significa que para cada campo da tabela tabelaN que tenha uma relação Muitos a Um automática, o comando selecionará o registro relacionado em cada tabela relacionada. Isso muda o registro atual na(s) tabela(s) relacionadas para o processo.

A segunda sintaxe, RELATE ONE(campoN{;discriminante}), busca o registro relacionado com campoN. Não é necessário que a relação seja automática. Se existir, RELATE ONE carrega em memória o registro relacionado, dolo o registro e a seleção atual da tabela.

O parâmetro opcional discriminante deve ser um campo da tabela relacionada. Pode ser unicamente de tipo Alfa, Texto, numérico, Data, Hora ou Booleano. Em particular, não pode ser tipo Imagem ou BLOB.

Se campoN é especificado e se mais de um registro é encontrado na tabela relacionada, RELATE ONE mostra uma lista de registros que correspondem ao valor de campoN, permitindo ao usuário selecionar um registro. Nessa lista, a coluna da esquerda mostra os valores dos campos relacionados, e a coluna da direita os valores de discriminante.

Seria possível encontrar mais de um registro se campoN termina com o caractere arroba (@). Se só houver uma coincidência, não aparece a lista. Especificar um campo em discriminante é o mesmo que definir um campo discriminante na caixa de diálogo de definição das propriedades de uma relação no ambiente Desenho. Para maior informação sobre a definição de um campo discriminante, consulte o Manual de Desenho de 4D.

Na tela abaixo, um registro é digitado e uma lista de seleção é exibida.

O comando abaixo é usado para fazer a lista seleção aparecer:

 RELATE ONE([Personnel]Company;[Companies]Region)

Um usuário pode digitar LLC@ para ver uma lista de empresas cujos nomes começam com LLC, assim como suas regiões.

Especificar choiceField é o mesmo que especificar uma escolha coringa quando estabeleça uma relação tabela. Para mais informação sobre especificar uma escolha coringa, veja o manual de Design 4D.

Nota: Este comando não é compatível com campos tipo Objeto

Exemplo

No exemplo a seguir, a tabela [Faturas] está relacionada a tabela [Clientes] por duas relações manuais. Uma relação parte do campo [Faturas]Cobrar de ao campo [Clientes]ID, e a outra relação vai de [Faturas]Enviar a [Clientes]ID. #note] \\srv-ftp-private.private.4d.fr\FTP-PRIVATE\International\Filiales\For_All\4Dv15DatabasesForDoc[#/note]

Aqui é o formulário para a tabela [Faturas] exibindo a informação "Bill to" e "Send to" :

Como as duas relações apontam a mesma tabela, [Clientes], não é possível obter a informação de faturação e envio ao mesmo tempo. Portanto, a informação deve ser mostrada utilizando variáveis e chamadas a RELATE ONE. Se o formulário contiver os campos [Clientes], só se mostrarão os valores resultantes da segunda relação.

Os seguintes métodos são os métodos de objeto dos campos [Faturas]Cobrar de e [Faturas]Enviar a. Estes métodos são executados quando são introduzidos campos.

Este é o método de objeto para o campo [Faturas]Cobrar de:

 RELATE ONE([Faturas]Cobrar de
 vDireccion1:=[Clientes]Direção
 vCiudad1:=[Clientes]Cidade
 vEstado1:=[Clientes]Estado
 vCodigo1:=[Clientes]CodigoPostal

Este é o método de objeto para o campo [Faturas]Enviar a:

 RELATE ONE([Faturas]Enviar a)
 vDireccion2:=[Clientes]Direção
 vCiudad2:=[Clientes]Cidade
 vEstado2:=[Clientes]Estado
 vCodigo2:=[Clientes]CodigoPostal

Variáveis e conjuntos do sistema

Se o comando for executado corretamente e se os registros relacionados forem carregados, a variável sistema OK toma o valor 1. Se o usuário clicar em Cancelar na caixa de diálogo de selecção do registro (que aparece quando o registro relacionado tiver sido modificado), a variável OK toma o valor 0.

Ver também

OLD RELATED ONE
RELATE MANY

Propriedades

Número do comando42
Thread-seguro
Modificar variáveisOK
Modificar o registro atual
Modificar a seleção atual