Build application overview
4D inclui um gerador de aplicativos para criar um pacote de projeto (versão final). Esse gerador simplifica o processo de finalização e desenvolvimento de aplicativos compilados 4D. Trata automaticamente as funcionalidades específicas de diferentes sistemas operacionais e facilita a implementação de aplicações cliente-servidor.
O construtor de aplicações permite-lhe:
- Gerar um banco de dados compilado, sem código interpretado
- Construir uma aplicação autônoma, de duplo clique, i.e., fundida com 4D Volume Desktop, o motor de banco de dados 4D,
- Gerar aplicações diferentes a partir do mesmo banco de dados compilado mediante um projeto XML,
- Criar aplicações cliente-servidor homogêneas,
- Construir aplicações cliente-servidor com atualização automática de partes do cliente e do servidor.
- Salve seus parâmetros de geração para uso futuro (botão Salvar parâmetros).
As aplicações compiladas baseiam-se em ficheiros .4dz que são só de leitura. Tenha em atenção que a utilização de comandos ou funções que modificam os ficheiros de origem (como
CREATE INDEX
ouCREATE TABLE
(SQL)) não é possível por padrão em aplicações compiladas. No entanto, pode criar aplicações específicas que suportem modificações locais utilizando a chave XMLPackProject
(ver doc.4d.com).
Visão Geral
A cria de um pacote de projetos pode ser efetuada utilizando:
- o comando BUILD APPLICATION,
- or the Build Application window.
Também pode descarregar e utilizar Build4D
, um componente que fornece classes para compilar, criar e assinar projetos 4D, mesmo a partir de uma aplicação sem interface.
Diálogo criar aplicação
Para apresentar a caixa de diálogo Criar aplicação, selecione Design > Criar aplicação... na barra de menus.
A caixa de diálogo Criar aplicação inclui várias páginas que podem ser acedidas através de separadores:
A geração do banco de dados só pode ser realizado quando o banco de dados for compilado. Se selecionar esse comando sem ter previamente compilado o banco de dados, ou no caso do código compilado não for correspondente ao código interpretado, aparece uma caixa de diálogo de advertência que indica que o banco de dados deve ser (re)compilado.
buildApp.4DSettings
Cada parâmetro de geração da aplicação é armazenado como uma chave XML no arquivo da aplicação chamada "buildApp.4DSettings", localizado na pasta Settings do banco de dados.
Os parâmetros padrão são utilizados na primeira vez que a caixa de diálogo Criar aplicação é utilizada. O conteúdo do ficheiro é atualizado, se necessário, quando se clica em Criar ou Salvar os parâmetros. Pode definir vários outros ficheiros de parâmetros XML para o mesmo projeto e utilizá-los utilizando o comando BUILD APPLICATION.
As chaves XML oferecem opções adicionais além daquelas exibidas na caixa de diálogo Criar aplicativo. XML keys provide additional options besides those displayed in the Build Application dialog box.
Arquivo histórico
Quando uma aplicação é construída, 4D gera um arquivo de histórico na pasta Logs. O arquivo de registro armazena as seguintes informações para cada compilação:
- O início e o fim da construção de objetivos,
- O nome e o caminho de acesso completo dos ficheiros gerados,
- A data e a hora da geração,
- Todos os erros que forem produzidos.
- Quaisquer problemas de assinatura (por exemplo, um plug-in não assinado).
A verificação desse arquivo pode ajudá-lo a economizar tempo durante as etapas de implantação subsequentes, por exemplo, se você pretende notarizar o aplicativo.
Use o comando
Get 4D file (Build application log file)
para obter o local do arquivo de registro.
Nome da aplicação e pasta de destino
Digite o nome do aplicativo em Application Name.
Especifique a pasta para o aplicativo criado em Destination Folder (Pasta de destino). Se a pasta especificada ainda não existir, o 4D criará uma pasta Build para você.
Página de estrutura compilada
Essa guia permite que você crie um arquivo de estrutura compilado padrão ou um componente compilado:
Construir a estrutura compilada
Gera um banco de dados que contém apenas código compilado.
This feature creates a .4dz
file within a Compiled Database/<project name>
folder. For example, if you have named your application “MyProject”, 4D will create:
/Compiled Database/MyProject/MyProject.4dz
Um arquivo .4dz é essencialmente uma versão compactada da pasta do projeto. A .4dz file is essentially a zipped (packed) version of the project folder. O tamanho compacto e otimizado dos arquivos .4dz torna os pacotes de projeto fáceis de implantar.
Ao gerar arquivos .4dz, 4D usa um formato zip padrão padrão por padrão. A vantagem desse formato é que ele pode ser lido facilmente por todas as ferramentas de descompactação. Se você não quiser usar esse formato padrão, adicione a chave
UseStandardZipFormat
XML com o valorFalse
no arquivobuildApp.4DSettings
(para obter mais informações, consulte o manual 4D XML Keys BuildApplication).
Incluir pastas relacionadas
Quando se marca esta opção, todas as pastas relacionadas com o banco de dados na pasta Build como pastas Components e Resources. Para saber mais sobre essas pastas, consulte Arquitetura do banco de dados.
Gerar um componente
Constrói um componente compilado a partir da estrutura.
Um componente é um projeto padrão 4D onde foram desenvolvidas funcionalidades específicas. A component is a standard 4D project in which specific functionalities have been developed.
Se tiver nomeado sua aplicação, MeuComponente, 4D criará uma pasta Components que contém a pasta MeuComponente.4dbase:
<destination>/Components/name.4dbase/<name>.4DZ
A pasta MyComponent.4dbase contém:
-
arquivo MyComponent.4DZ
-
Uma pasta Resources - quaisquer Recursos associados são automaticamente copiados para esta pasta. Quaisquer outros componentes e/ou pastas de plug-ins não são copiados (um componente não pode utilizar plug-ins ou outros componentes).
Página Aplicação
Essa guia permite que você crie uma versão autônoma e de usuário único do seu aplicativo:
Criar uma aplicação autónoma
Checking the Build stand-alone Application option and clicking Build will create a stand-alone (double-clickable) application directly from your database project.
Os seguintes elementos são necessários para a construção:
- 4D Volume Desktop (o motor de base de dados 4D),
- uma licença apropriada
No Windows, esta funcionalidade cria um ficheiro executável (.exe). Em macOS, trata da criação de pacotes de software.
O princípio consiste em fundir um ficheiro de estrutura compilado com 4D Volume Desktop. A funcionalidade fornecida pelo ficheiro 4D Volume Desktop está ligada à oferta do produto a que se subscreveu. Para mais informações sobre este ponto, consulte a documentação de vendas e a 4D Store.
Você pode definir um arquivo de dados padrão ou permitir que os usuários criem e usem seu próprio arquivo de dados (consulte o gerenciamento de arquivos de dados na seção de aplicativos finais).
É possível automatizar a atualização de aplicativos de usuário único mesclados através de uma sequência de comandos de idioma (veja Atualização automática de aplicativos de servidor ou de usuário único.
Localização do 4D Volume Desktop
Para construir uma aplicação independente, você deve primeiro designar a pasta que contém o arquivo da área de trabalho do volume 4D:
- Windows - a pasta contém o 4D Volume Desktop.4DE, 4D Volume Desktop.RSR, bem como vários arquivos e pastas necessários para sua operação. Esses itens devem ser colocados no mesmo nível da pasta selecionada.
- macOS - 4D Volume Desktop é fornecido na forma de um pacote de software estruturado que contém vários arquivos genéricos e pastas.
Para selecionar a pasta Desktop de volume 4D, clique no botão [...]. Uma caixa de diálogo aparece permitindo que você designe a pasta 4D Volume Desktop (Windows) ou pacote (macOS).
Depois que a pasta for selecionada, o nome completo do caminho será exibido e, se realmente conter 4D Volume Desktop, a opção para a construção de uma aplicação executável é ativada.
O número da versão do 4D Volume Desktop deve corresponder ao número da versão do 4D Developer Edition. Por exemplo, se você usar o 4D Developer v18, deverá selecionar um 4D Volume Desktop v18.
Modo de ligação de dados
Esta opção permite escolher o modo de ligação entre o aplicativo mesclado e o arquivo de dados local. Estão disponíveis dois modos de ligação de dados:
-
Por nome da aplicação (por defeito) - A aplicação 4D abre automaticamente o ficheiro de dados mais recentemente aberto correspondente ao ficheiro de estrutura. Isto permite-lhe mover o pacote de aplicações livremente no disco. Esta opção deve ser geralmente utilizada para aplicações fundidas, a menos que seja especificamente necessário duplicar a aplicação.
-
Por caminho do aplicativo - O aplicativo 4D mesclado analisará o arquivo lastDataPath.xml do aplicativo e tentará abrir o arquivo de dados com um atributo "executablePath" que corresponda ao caminho completo do aplicativo. Se tal entrada for encontrada, o arquivo de dados correspondente (definido através do seu atributo "dataFilePath") será aberto. Caso contrário, o último arquivo de dados aberto será aberto (modo padrão).
Para obter mais informações sobre o modo de ligação de dados, consulte Último arquivo de dados aberto.
Ficheiros gerados
Quando você clicar no botão Construa , A 4D cria automaticamente uma pasta Aplicação Final na pasta de Destino **** especificada. Dentro da pasta de Aplicação Final está uma subpasta com o nome do aplicativo especificado nele.
Se você tiver especificado "MyProject" como o nome do aplicativo, encontrará os seguintes arquivos nessa subpasta (também conhecida como MyProject):
- Windows
- MyProject.exe - Seu executável e um MyProject.rsr (os recursos da aplicação)
- Pasta 4D Extensions, pasta Resources, várias bibliotecas (DLL), pasta Native Components, pasta SASL Plugins - Arquivos necessários para a operação do aplicativo
- Uma pasta Database - Inclui uma pasta Resources e um arquivo MyProject.4DZ. Database folder - Includes a Resources folder and MyProject.4DZ file. Observação: Essa pasta também contém a pasta Default Data , se ela tiver sido definida (consulte Gerenciamento de arquivos de dados em aplicativos finais.
- (Opcional) Pasta Components e/ou pasta Plugins - Contém todos os componentes e/ou arquivos de plug-in incluídos no banco de dados. Para obter mais informações sobre isso, consulte os plugins e componentes.
- Pasta de licenças - Um arquivo XML com números de licença integrados ao aplicativo. Para obter mais informações sobre isso, consulte a seção Licenses & Certificate .
- Itens adicionais adicionados à pasta da Área de Trabalho de Volume 4D, se houver (veja Personalizando a pasta de Volume 4D para Desktop).
Todos estes itens devem ser mantidos na mesma pasta para que o executável possa operar.
- macOS
- Um pacote de software chamado MyProject.app que contém seu aplicativo e todos os itens necessários para sua operação, incluindo os plug-ins, componentes e licenças. Para obter mais informações sobre a integração de plug-ins e componentes, consulte a seção Plugins e componentes . Para obter mais informações sobre a integração de licenças, consulte a seção Licenses & Certificate . Nota: No macOS, o comando Application file do idioma 4D retorna o caminho do arquivo ApplicationName (localizado na pasta Contents:macOS do pacote do software) e não o do arquivo .comp (Pasta Contents:Resources do pacote de software).
Personalização da pasta 4D Volume Desktop
Ao criar um aplicativo autônomo, o 4D copia o conteúdo da pasta 4D Volume Desktop para a pasta Destination > Final Application . Então, você será capaz de personalizar o conteúdo da pasta original de volume da área de trabalho 4D de acordo com suas necessidades. Pode, por exemplo:
- Instalar uma versão 4D Volume Desktop correspondente a um idioma específico;
- Adicionar uma pasta personalizada PlugIns;
- Construir um pacote de projeto
No macOS, o 4D Volume Desktop é fornecido na forma de um pacote de software. Para modificá-lo, primeiro é preciso exibir seu conteúdo (Control+clique no ícone).