Modo SDI em Windows
No Windows, os desenvolvedores 4D podem testar e configurar suas aplicações 4D fundidas para trabalhar como aplicações SDI (Single-Document Interface). Nas aplicações SDI, cada janela é independente das outras e pode ter a sua própria barra de menus. As aplicações SDI são opostas às aplicações MDI (Multiple Documents Interface), em que todas as janelas estão contidas na janela principal e dependem dela.
The concept of sdi.mdI does not exist on macOS. Esta funcionalidade diz respeito apenas a aplicações Windows e as opções relacionadas são ignoradas no macOS.
Disponibilidade do modo SDI
O modo SDI está disponível apenas nos seguintes ambientes de execução:
- Windows
- Aplicação 4D fundida autônoma ou cliente
- Funcionalidade Aplicação de teste disponível no menu Executar.
Activação do modo SDI
Para ativar o modo SDI na sua aplicação, basta selecionar a opção Utilizar o modo SDI no Windows na página "Interface" da caixa de diálogo Parâmetros.
Uma vez ativada, para executar efetivamente a sua aplicação no modo SDI, pode:
- criar uma aplicação combinada (autônoma e/ou aplicação cliente) e executá-la no Windows, ou
- selecione Test Application in SDI Mode a partir do menu Run no Windows para testar o desenvolvimento.
Como o ambiente de desenvolvimento é executado em MDI, mudar do modo de desenvolvimento para o modo de tempo de execução usando o item de menu Test Application in SDI Mode é equivalente a reiniciar sua aplicação.
Gerir aplicações no modo SDI
A execução de uma aplicação 4D em modo SDI não requer qualquer implementação específica: as barras de menu existentes são automaticamente movidas nas próprias janelas SDI. No entanto, é necessário prestar atenção a princípios específicos que são enumerados a seguir.
Menus no Windows
No modo SDI, a barra de menu de processo é exibida automaticamente em todas as janelas de tipo de documento abertas pela duração do processo (isso exclui, por exemplo, paletas flutuantes). Entretanto, quando a barra de menu do processo não estiver visível, os atalhos dos itens de menu permanecem ativos.
Os menus são adicionados por cima das janelas sem alterar o tamanho do seu conteúdo:
Assim, as janelas podem ser utilizadas nos modos MDI ou SDI sem que seja necessário recalcular a posição dos objectos.
Tela inicial
- Se selecionar a opção de interface Splash screen nas Definições, a janela inicial conterá todos os menus que teriam sido apresentados na janela MDI. Note também que fechar a janela splash screen resultará na saída da aplicação, tal como no modo MDI.
- Se a opção Splash screen não tiver sido selecionada, os menus serão apresentados apenas nas janelas abertas, dependendo das escolhas do programador.
Depurador
Quando apresentada no modo SDI, a janela do depurador não contém botões de edição , porque a mudança para o ambiente de desenvolvimento exige que se aborte a execução e se reinicie a aplicação no modo MDI.
Saída automática
Quando executada em modo MDI, uma aplicação 4D simplesmente sai quando o utilizador fecha a janela da aplicação (janela MDI). No entanto, quando executadas em modo SDI, as aplicações 4D não têm uma janela de aplicação e, por outro lado, fechar a última janela aberta não significa necessariamente que o utilizador quer que a aplicação saia (podem estar a correr processos sem rosto, por exemplo) - embora possa ser o que ele quiser.
Para lidar com este caso, as aplicações 4D executadas no modo SDI incluem um mecanismo para sair automaticamente (chamando o comando QUIT 4D
) quando as seguintes condições são cumpridas:
- o utilizador já não pode interagir com a aplicação
- não existem processos usuário ativos
- Os processos 4D ou processos de trabalho estão à espera de um evento
- o servidor Web não é iniciado
- o servidor WebAdmin não foi iniciado.
Quando um menu com uma ação padrão associada quit for chamado, a aplicação é encerrada e todas as janelas são fechadas, independentemente do local a partir do qual o menu foi chamado.
Línguagem
Embora seja tratado de forma transparente por 4D, o modo SDI introduz pequenas variações na gestão da interface da aplicação. As especificidades da língua 4D são enumeradas a seguir.
Comando/funcionalidade | Especificidade no modo SDI no Windows |
---|---|
Open form window | Opções de compatibilidade com janelas flutuantes em SDI (Janela do formulário do controlador ) e para remover a barra de menus (O formulário não tem barra de menus ) |
Menu bar height | Devolve a altura em píxeis de uma única linha da barra de menus, mesmo que a barra de menus tenha sido envolvida em duas ou mais linhas. Devolve 0 quando o comando é chamado a partir de um processo sem uma janela de formulário |
SHOW MENU BAR / HIDE MENU BAR | Aplicado apenas à janela do formulário atual (a partir de onde o código é executado) |
MAXIMIZE WINDOW | A janela é maximizada para o tamanho do ecrã |
CONVERT COORDINATES | XY Screen é o sistema de coordenadas global onde a tela principal está posicionada em (0,0). Telas situadas à sua esquerda ou por cima podem ter coordenadas negativas e as telas situadas à sua direita ou por baixo podem ter coordenadas superiores aos valores devolvidos por Screen height ou Screen width . |
GET MOUSE | As coordenadas globais são relativas ao ecrã |
GET WINDOW RECT | Quando -1 é passado no parâmetro da janela, o comando retorna 0;0;0;0;0 |
On Drop database method | Não compatível |
Pode utilizar o comando Get application info para conhecer o modo de execução atual no Windows.