Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R5 BETA

Web Administration

Um componente de servidor web integrado, chamado WebAdmin, é utilizado por 4D e 4D Server para dar um acesso web seguro a funções de gestão específicas como Explorador de dados. Pode conectar localmente ou remotamente ao servidor web de um navegador ou uma aplicação web e acessar a aplicação 4D associada.

O webAdmin maneja a autenticação de usuários com privilégios "WebAdmin" de forma que possa abrir sessões administrativas e acessar interfaces dedicadas.

Essa funcionalidade pode ser usada em aplicações 4D rodando headless (sem monitor e periféricos) assim como aplicações 4D rodando sem interfaces.

Iniciar o web server WebAdmin

Por defecto, el servidor web WebAdmin no se lanza. Precisa configurar o lançamento ao início ou (em versões com interface) lançar manualmente usando um item de menu.

Lançar ao início

Pode configurar o servidor web WebAdmin para que se lance ao início da aplicação 4D ou 4D Server (antes de que se carregue qualquer projeto).

  • Se utilizar uma aplicação 4D con interface, selecione a opção de menu Arquivo > Administração web > Propriedades....

alt-text

Selecione a opção Iniciar WebAdmin ao iniciar na caixa de diálogo de parâmetros:

alt-text

  • Se usar uma aplicação 4D que tenha ou não interface, pode habilitar o modo de inicio automático utilizando o argumento abaixo Interface de linha de comandos:
open ~/Desktop/4D.app --webadmin-auto-start true

Se a porta TCP usada pelo WebAdmin servidor web (HTTPS ou HTTP, dependendo das configurações) não estiver disponível ao início, 4D vai tentar repetidademente os 20 portos a seguintes, e usar o primeiro que estiver disponíve Se nenhum porto estiver disponível, o servidor web não é lançado e um erro é exibido (ou em aplicação headless, aparece no console)

Iniciar e parar

Se utilizar uma aplicação 4D com interface, pode iniciar ou parar o servidor web WebAdmin de seu projeto a qualquer momento:

Selecione a opção de menu Arquivo > Administração web > Iniciar o servidor.

alt-text

O item de menu vira Stop Server quando o servidor for lançado; selecione Parar o servidor para parar o WebAdmin servidor web.

Propriedades WebAdmin

Configurar o componente WebAdmin é obrigatório em particular para definir a chave de acesso. Como padrão, quando a chave de acesso não for estabelecida, o acesso via uma url não é permitido.

Pode configurar o componente WebAdmin usando Web Administration a caixa de diálogo de configurações (ver abaixo).

Se você usar uma aplicação 4D headless, você pode usar os argumentos da Interface de Linha de Comando para definir as configurações básicas. Se quiser personalizar o arquivo de configurações para definir os parâmetros avançados.

Caixa de diálogos de configurações

Para abrir a caixa de diálogo de configurações de administração web, selecione o item de menu File > Web Administration > Configurações....

alt-text

A caixa de diálogo abaixo é mostrada:

alt-text

Iniciar o servidor WebAdmin na inicialização

Marque esta opção para lançar o servidor web WebAdmin automaticamente quando iniciar a aplicação 4D ou 4D Server (ver (acima). Como padrão essa opção não é marcada.

Conexões HTTP em localhost aceitas

Quando esta opção for marcada, pode conectar ao servidor web WebAdmin através de HTTP na mesma máquina que a aplicação 4D. Como padrão, essa opção é marcada.

Notas:

  • Conexões com HTTP outras que localhost nunca são aceitas.
  • Mesmo se esta opção for marcada, quando Accept HTTPS for marcado e a configuração TLS for válida, as conexões localhost vão usar HTTPS.

Porta HTTP

Número de porta a usar para conexões com HTTP para o servidor web WebAdmin web server quando a opção Accept HTTP connections on localhost estiver marcada. Valor normal padrão é 7080

Aceitar HTTPS

Quando esta opção for marcada, pode se conectar ao servidor web WebAdmin através de HTTPS. Como padrão, essa opção é marcada.

Porta HTTPS

Número de porta a utilizar para as conexôes ao servidor web WebAdmin através de HTTPS quando a opção HTTPS aceita estiver marcada. Valor normal padrão é 7443

Rota da pasta de certificados

Rota da pasta onde o certificado TLS está localizado. Como padrão, a rota da pasta de certificados está vazia e 4D ou Servidor 4D usa os arquivos de certificados contidos na apicação 4D (certificados personalizados devem ser armazenados do lado da pasta projeto).

Modo de registro de depuração/debug

O estado ou formato do arquivo de registro da petição HTTP (HTTPDebugLog_nn.txt, armazenada na pasta "Logs" da aplicação -- nn é o número do arquivo). As opções abaixo estão disponíveis:

  • Desactivado (por defecto)
  • Com todas as partes do corpo - habilitado com partes do cuerpo das petições e respostas
  • Sem as partes do corpo - ativado sem partes do corpo (se indica o tamanho do corpo)
  • Com os corpos das petições - ativado com as partes do corpo unicamente nas petições
  • Com a resposta corpos - ativado com as partes do corpo unicamente nas respostas

Chave de acesso

A configuração de uma chave de acesso é obrigatória para desbloquear o acesso ao servidor web WebAdmin através de uma URL (o acesso através de um comando do menu 4D não exige uma chave de acesso). Quando nenhuma chave de acesso for definida, não é permitido que nenhum cliente web se conecte através de uma URL a uma interfaz de administração web como a página Explorador de dados. Uma página de erro é retornada no caso uma solicitação de conexão:

alt-text

Uma chave de acesso é parecida a uma senha, mas não está associada com um login.

  • Para definir uma nova chave de acesso: clique no botão Definir, introduza a string da chave de acesso na caixa de diálogo e clique em OK. La etiqueta del botón se convierte en Modificar.
  • Para modificar a chave de acesso: clique no botão Modificar, introduza a nova string da chave de acesso na caixa de diálogo e clique em OK.
  • Para eliminar a chave de acesso: clique no botãoModificar, deixe vazia a área daa chave de acesso e clique em OK.

Ativar o acesso a Qodly Studio

nota

Essa opção só aparece se a licença do Qodly Studio estiver ativada.

Essa opção permite o acesso do usuário a Qodly Studio no nível da aplicação 4D. Observe que você também precisa habilitar o acesso em cada nível de projeto.

Configuração de WebAdmin sem interface

Todos os parâmetros de WebAdmin são armazenados no arquivo WebAdmin.4DSettings. Ha un arquivo WebAdmin.4DSettings por padrão para cada aplicação 4D e 4D Server, pelo qual é possível lançar várias aplicações na mesma máquina local.

Quando rodar uma aplicação sem interface 4D ou 4D Servidor, pode estabelecer e usar o arquivo padrão WebAdmin.4DSettings , ou determinar um arquivo personalizado .4DSettings.

Para estabelecer o conteúdo do arquivo, pode utilizar a janela de parâmetros WebAdmin da aplicação 4D com uma interface e ejecutá-la depois sem interface. Se utiliza então o arquivo padrão WebAdmin.4DSettings.

Ou, pode estabelecer um arquivo personalizado .4DSettings (formato xml) e usar ao invés do arquivo padrão. Na Interfaz de linha de comandos há vários argumentos dedicados para compatibilidade com esta funcionalidade.

A chave de acesso não é armazenada de forma transparente no arquivo .4DSettings.

Exemplo:

"%HOMEPATH%\Desktop\4D Server.exe" MyApp.4DLink --webadmin-access-key 
"my Fabulous AccessKey" --webadmin-auto-start true
--webadmin-store-settings

Autenticação e sessão

  • Quando acessar uma página de gestão entrando uma URL e sem identificação prévia, uma autenticação é exigida. O usuário deve introduzir a chave-de-acesso em uma janela de autenticação. Se a chave de acesso nâo foi definida na configuração de WebAdmin, não é possível o acesso via URL.

  • Quando uma página de gerenciamento é acessada diretamentee de um item menu 4D ou 4D Servidor (tal como Records > Data Explorer ou Window > Data Explorer (4D Server)), o acesso é garantido sem autenticação, e o usuário é autenticado automaticamente

Quando o acesso é concedido, uma sessão web com o privilégio "WebAdmin" é criado na aplicação 4D. Enquanto a sessão atual tiver o privilégio "WebAdmin", o componente WebAdmin entrega páginas solicitadas.