Visão Geral
4D inclui um módulo completo backup e restauração da aplicação.
Esse módulo permite a cópia de segurança da aplicação atualmente em uso sem ter que sair dela. Cada cópia de segurança ou backup inclui a pasta de projeto, o arquivo de dados e qualquer arquivo ou pastas adicionais. Esses parâmetros são primeiro estabelecidos nas configurações.
Cópias de segurança ou backups podem ser começadas de forma manual ou de forma automatica em intervalores regulares sem qualquer intervenção do usuário. Comandos específicos da linguagem, assim como métodos de bancos de dados específicos, permitem integrar funções de backup em uma interface personalizada.
Aplicações podem ser restauradas automaticamente quando uma aplicação danificada for aberta.
Além disso, o módulo de cópia de segurança integrada pode aproveitar o arquivo .journal (de histórico). Esse arquivo mantém um registro de todas as operações realizadas nos dados e também assegura a segurança total entre dois backups. No caso de problemas com uma aplicação em uso, qualquer operação faltando no arquivo de dados são reintegrados automaticamente na próxima vez que a aplicação for aberta. Pode ver os conteúdos do arquivo journal a qualquer momento.
Pode implementar também soluções alternativas para replicar e sincronizar dados para manter versões idênticas de aplicações por razões de backup. Estas soluções podem se baseas nos mecanismos e tecnologias abaixo:
- Configuração de uma réplica lógica com 4D Server (utilizando os mecanismos do módulo de cópia de segurança integrado)
- Sincronização utilizando SQL - Sincronização utilizando HTTP (/rest/url)
Para uma visão geral das funções de segurança de 4D, consulte o Guia de segurança de 4D.