Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R7 BETA

QUERY

QUERY ( {tabela }{;}{ criterioPesquisa {; *}} )

ParâmetroTipoDescrição
tabelaTableTabela para a qual devolver uma seleção de registros ou Tabela por padrão, se for omitido
criterioPesquisaExpressionCritério de pesquisa
*OperadorContinuar a execução da pesquisa

Descrição

O comando QUERY pesquisa os registros que correspondem ao critério especificado em criterioPesquisa e devolve una seleção de registros de tabela. QUERY modifica a seleção atual de tabela para o processo atual e volve o primeiro registro na nova seleção o registro atual.

Se omite o parâmetro tabela, o comando se aplica a tabela por padrão. Se não tiver definido una tabela por padrão, se gera um erro.

Se não especifica criterioPesquisa nem o parâmetro *, QUERY mostra a caixa de diálogo do editor de pesquisas para tabela (exceto quando for a última fila de una pesquisa múltipla, ver exemplo 2):

Para maior informação sobre a utilização deste editor, consulte o Manual de Desenho.

O usuário constrói a pesquisa, logo clica no botão Pesquisar ou Pesquisar na seleção. Se a pesquisa se realiza Sem interrupções, a variável sistema OK toma o valor 1. Se o usuário clicar em Cancelar, o comando QUERY é interrompido sem realizar a pesquisa e a variável OK toma o valor 0 (zero).

Exemplo 1

O exemplo a seguir mostra o editor de pesquisas para a tabela [Produtos]:

 QUERY([Produtos])

Exemplo 2

A linha seguinte mostra o editor de pesquisas para a tabela por padrão (se for definido)

 QUERY

Se especifica o parâmetro criterioPesquisa, o editor de pesquisas não é mostrado e a pesquisa se define por programação. Para pesquisas simples (pesquisas em um só campo) você chama QUERY uma vez com o parâmetro criterioPesquisa. Para pesquisas complexas (pesquisas en múltiplos campos o com múltiplas condições), chame QUERY tantas vezes como seja necessário com o parâmetro criterioPesquisa, e o parâmetro opcional *, exceto para a última chamada QUERY, a qual inicia a pesquisa.

Exemplo 3

O exemplo a seguir busca as [Pessoas] cujo nome começa por “a”:

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Nome="a@")

Exemplo 4

O exemplo a seguir busca as [Pessoas] cujo nome começa por “a” ou “b”:

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Nome="a@";*) // * indica que há outro critério de pesquisa
 QUERY([Pessoas];|;[Pessoas]Nome="b@") // Sem * indica o final da definição dos critérios de pesquisa e o início da execução da pesquisa.

Nota: o modo de interpretação do caractere @ nas pesquisas pode ser modificado em uma opção das preferências. Para maior informação, consulte a seção Operadores de Comparação.

Construção de uma linha de pesquisa

O parâmetro critérioPesquisa utiliza a seguinte sintaxe:

{ operador; } campo comparador valor

O operador se utiliza para unir as chamadas a QUERY quando se definem pesquisas múltiplas. Os operadores disponíveis são os mesmos do editor de pesquisas:

OperadorSímbolo a utilizar com QUERY
AND&
OR|
Except#

O operador é opcional e não é necessário para a primeira chamada a QUERY de uma pesquisa múltipla, ou se a pesquisa for uma pesquisa simples.

  • O campo é o campo a buscar. O campo pode pertencer a outra tabela se pertence a uma tabela Um relacionada a tabela com relação automática ou manual. A tabela à qual se aplica QUERY deve ser a tabela Muitos.
  • O operador é o elemento que permite comparar campo e criterioPesquisa. Esta é a lista de possíveis comparadores:
ComparadorSímbolo a utilizar com QUERY
Igual a=
Diferente de#
Menor que<
Maior que>
Menor ou igual a<=
Maior ou igual a>=

Nota: é possível definir o comparador sob a forma de uma expressão alfanumérica em lugar de um símbolo. Nesse caso, é obrigatório utilizar ponto e vírgula para dissociar os elementos da string de pesquisa. Este princípio permite por exemplo criar seqüências de pesquisas paramétricas variando o comparador, ou construir interfaces de pesquisa usuário personalizadas. Consulte o exemplo 19.

  • O valor é o dado que se compara com o conteúdo de campo. O valor pode ser uma expressão do mesmo tipo que campo. O tipo de valor avaliado uma vez, ao começo da pesquisa e não para cada registro. Se a pesquisa se refere ao conteúdo de uma cadeia de caracteres, utilize em valor o símbolo arroba (@) para isolar o conteúdo a buscar, por exemplo "@Perez@". É de anotar, neste caso, que você se beneficiará só de forma parcial de uma pesquisa indexada (compatibidade de armazenamento).
  • A pesquisa por palavras chaves está só disponível para campos tipo Alfa e Texto. Por favor consulte a seção Operadores de Comparação para mais informação sobre esse tipo de pesquisa.

Estas são as regras a considerar para a construção de pesquisas múltiplas:

  • A primeira linha não deve conter um operador.
  • As seguintes linhas devem começar com um operador.
  • Todas as linhas, exceto a última, devem utilizar o parâmetro *.
  • Para iniciar a pesquisa, não passe o parâmetro * durante a construção de sua última linha. Alternativamente, pode executar o comando QUERY sem outros parâmetros diferentes à tabela (o editor de pesquisas não é mostrado; em seu lugar, se executa a pesquisa múltipla). Nota: cada tabela mantém sua própria construção de pesquisa atual. Isto significa que pode criar múltiplas pesquisas simultaneamente, uma para cada tabela. Deve utilizar o parâmetro tabela ou especificar uma tabela padrão.

Sem importar de que maneira tenha sido definida uma pesquisa:

  • Se a operação de pesquisa vai tomar algum tempo, 4D mostra automaticamente uma mensagem que contenha um termômetro de progresso. Estas mensagens podem ser ativadas ou desativadas utilizando os comandos MESSAGES ON e MESSAGES OFF. Se for mostrado o termômetro de progresso, o usuário pode clicar no botao Parar para interromper a pesquisa. Se a pesquisa é completada, OK toma o valor 1. Do contrário, se a pesquisa for interrompida, OK toma o valor 0 (zero).
  • Se os campos indexados são especificados, a pesquisa é otimizada cada vez que seja possível (se busca primeiro nos campo indexados) reduzindo ao máximo a duração da operação. O comando usa os índices compostos para as pesquisas utilizando AND (&

Exemplo 5

Pesquisamos os registros para que correspondam a pessoas com o sobrenome Silva:

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Sobrenome="Silva")

Nota: se o campo Sobrenome está indexado, nos beneficiamos de uma pesquisa acelerada utilizando o índice.

Lembrete: esta pesquisa encontrará registros como “Silva”, “silva”, “SILVA”, etc. Se quer que a pesquisa considere as maiúsculas e minúsculas, defina critérios adicionais que utilizem os códigos ASCII.

Exemplo 6

O exemplo a seguir busca os registros de pessoas chamadas Carlos Silva. O campo Sobrenome está indexado. O campo Nome não está indexado.

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Sobrenome="silva";*) // Buscar todas as pessoas de sobrenome Silva
 QUERY([Pessoas]; & ;[Pessoas]Nome="carlos") // e que também são chamadas Carlos

Quando se realiza a pesquisa, primeiro se realiza uma pesquisa rápida no campo indexado Sobrenome, e se reduz a seleção de registros às pessoas de Sobrenome Silva. A pesquisa depois busca sequencialmente no campo Nome nesta seleção de registros.

Exemplo 7

O exemplo abaixo aproveitarrá automaticamente um índice composto dos campos [People]First Name+[People]Last Name (se existir) para encontrar os registros de todas as pessoas chamadas John Smith.

 QUERY([People];[People]First Name="john";*) // Buscar a cada pessoa chamada John
 QUERY([People];&;[People]Last Name="smith") // com sobrenome Smith

Para mais informação, consulte Índices compostos.

Exemplo 8

O exemplo a seguir pesquisa registros de pessoas de sobrenome Silva ou Oliveira. O campo sobrenome está indexado.

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Sobrenome="silva";*) // Buscar todas as pessoas de sobrenome Silva…
 QUERY([Pessoas];|;[Pessoas]Sobrenome="oliveira") // ...ou Oliveira

O comando QUERY utiliza o índice do campo Sobrenome para ambas as pesquisas. As duas pesquisas são realizadas e seus resultados são colocados em conjuntos internos que são combinados eventualmente utilizando uma operação de união.

Exemplo 9

O exemplo busca os registros de pessoas que não trabalham em uma empresa. A pesquisa é realizada provando se o nome da empresa
e uma string vazia.

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Empresa="") // Buscar as pessoas sem empresa

Exemplo 10

O exemplo a seguir busca cada pessoa cujo sobrenome for Silva, e trabalha para uma empresa em Rio de Janeiro. A segunda pesquisa utiliza um campo de outra tabela. Esta pesquisa pode ser realizada porque a tabela [Pessoas] está relacionada à tabela [Empresa] por uma relação muitos para um:

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Sobrenome="silva";*) // Buscar todas as pessoas de sobrenome Silva…
 QUERY([Pessoas]; & ;[Empresa]Cidade ="Rio de Janeiro") // ... que trabalham para uma empresa em Rio de Janeiro

Exemplo 11

O exemplo a seguir busca o registro de cada pessoa cujo inicial do nome esteja entre a letra A (incluída) e M (incluída):

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]Nome<"n") // Encontrar todas as pessoas entre A e M

Exemplo 12

O exemplo a seguir busca os registros das pessoas que vivem em São Paulo ou Porto Alegre:

 QUERY([Pessoas];[Pessoas]CodigoPostal ="28@";*) // Buscar todas as pessoas que vivem em São Paulo…
 QUERY([Pessoas];|;[Pessoas]CEP CodigoPostal ="08@") // ...ou Porto Alegre

Exemplo 13

Pesquisa por palavra chave: o exemplo a seguir procura em toda a tabela [Produtos] os registros cujo campo Descrição contenha a palavra "fácil":

 QUERY([Produtos];[Produtos]Descrição%"fácil") // Buscar produtos cuja descrição contenha a palavra chave fácil

Exemplo 14

O exemplo busca os registros que correspondem à referência da fatura introduzida em uma caixa de diálogo:

 vBuscar:=Request("Introduzir uma referência de fatura:") // Obter uma referência de fatura do usuário
 If(OK=1) // Se o usuário clicar em OK
    QUERY([Fatura];[Fatura]Ref=vBuscar) // Buscar a referência de fatura que corresponda a vBuscar
 End if

Exemplo 15

O exemplo a seguir busca os registros de faturas introduzidas em 1996. Buscamos todos os registros introduzidos entre 31/12/95 e 1/1/97:

 QUERY([Faturas];[Faturas]DataFatura >!31/12/95!;*) // Buscar faturas depois de 31/12/95…
 QUERY([Faturas]; & ;[Faturas]DataFatura

Exemplo 16

O exemplo a seguir busca os empregados cujo salário está entre $10.000 e $50.000. A pesquisa inclui os empregados que ganham $10.000, mas exclui aos que ganham $50.000:

 QUERY([Empregados];[Empregados]Salário >=10000;*) // Buscar os empregados que tenham un salário entre…
 QUERY([Empregados]; & ;[Empregados]Salário <50000) // ...$10.000 e $50.000

Exemplo 17

O exemplo procura os empregados do departamento de marketing com salários superiores a $20.000. Se procura primeiro no campo Salário porque está indexado. Observe que a segunda pesquisa utiliza um campo de outra tabela. Isso é possível porque a tabela [Dept] está relacionada à tabela [Empregados] por uma relação automática de muitos para um. Mesmo que o campo [Dept]Nome está indexado, a pesquisa não é indexada porque a relação deve ser ativada sequencialmente para cada registro na tabela [Empregados]:

 QUERY([Empregados];[Empregados]Salario >20000;*) // Buscar os empregados com salários superiores a $20.000 e...
 QUERY([Empregados]; & ;[Dept]Nome="marketing") // ...que trabalhem no departamento de marketing

Exemplo 18

Dadas três tabelas relacionadas de muitos a um: [Cidade] -> [Estado] -> [Região]. O exemplo a seguir busca as regiões cujas cidades começam com "São".

 QUERY([Região];[Cidade]Nome="São") // Buscar todas as regiões cujas cidades começam por "São"

Exemplo 19

O exemplo a seguir pesquisa a informação igual ao valor da variável minhaVar.

 QUERY([Leis];[Leis]Texto =minhaVar) // Pesquisar todas as leis que sejam iguais ao valor de minhaVar

A pesquisa pode ter muitos resultados diferentes, dependendo do valor de minhaVar. A pesquisa se realizará também de maneira diferente. Por exemplo:

  • Se minhaVar for igual a "Copyright@", a seleção contém todas as leis que contenham textos que começam por Copyright.
  • Se minhaVar for igual a "@Copyright@", a seleção contém todas as leis que contenham pelo menos uma ocorrência de Copyright.

Exemplo 20

O exemplo a seguir adiciona ou não linhas a uma pesquisa complexa dependendo do valor das variáveis. Desta forma, só os critérios válidos são considerados para a pesquisa.

 QUERY([Fatura];[Fatura]Paga=False;*)
 If($cidade#"") // se for especificado um nome de cidade `
    QUERY([Fatura];[Fatura]Cidade_entrega=$cidade;*)
 End if
 
 If($Codigo_Postal#"") // se for especificado um código postal
    QUERY([Fatura];[Fatura]Codigo_Postal=$Codigo_Postal;*)
 End if
 QUERY([Fatura]) // Execução da pesquisa sobre os critérios

Exemplo 21

Este exemplo ilustra a utilização de um operador de comparação como expressão alfanumérico. O valor do operador de comparação está definido através de um menu suspenso localizado em uma caixa de diálogo de pesquisas personalizada:

 var $oper : Text
 $oper:=_popup_operator{_popup_operator} //$oper igual por exemplo "#" ou "="
 If(OK=1)
    QUERY([Fatura];[Fatura]Quantidade;$oper;$quantidade)
 End if

Exemplo 22

O uso de índices de palavras-chave da imagem pode aumentar muito a velocidade de suas aplicações.

 QUERY([PICTURES];[PICTURES]Photos %"cats") // olhar para as fotografias associadas ao palavra-chave "gatos"

Variáveis e conjuntos do sistema

Se a pesquisa é realizada corretamente, a variável sistema OK toma o valor 1.
A variável Ok toma o valor 0 se:

  • o usuário clicar em Cancelar na caixa de diálogo de pesquisa,
  • em modo "pesquisa e bloqueio"! (ver o comando SET QUERY AND LOCK), a pesquisa encontra, no mínimo, um registro bloqueado. Nese caso, igualmente, o conjunto sistema LockedSet é atualizado.

Ver também

QUERY SELECTION