Saltar para o conteúdo principal
Versão: v20 R4 BETA

Debugging

Os erros são comuns. Seria incomum escrever um número substancial de linhas de código sem gerar quaisquer erros. Por outro lado, tratar e/ou corrigir erros também é normal!

O ambiente de desenvolvimento 4D fornece várias ferramentas de depuração para todos os tipos de erros.

Tipos de erro

Erros de dactilografia

Os erros de digitação são detectados pelo editor de código. São exibidos em vermelho e são fornecidas informações adicionais na parte inferior da janela. Aqui está um erro de dactilografia:

break-point

Esses erros de digitação geralmente causam erros de sintaxe (na imagem acima, o nome da tabela é desconhecido). Obtém a descrição do erro quando validar a linha de código. Quando isso ocorrer, corrija o erro de digitação e digite Enter para validar a correção.

Erros de sintaxe

Alguns erros só podem ser detectados quando o método for executado. A janela Syntax Error Window aparece quando ocorre um erro durante a execução do código. Por exemplo:

syntax-error

Expanda a área Details para apresentar o último erro e o seu número.

Erros ambientais

Ocasionalmente, pode não haver memória suficiente para criar um BLOB. Ou, quando se acede a um documento no disco, o documento pode não existir ou pode já estar aberto por outra aplicação. Estes erros ambientais não ocorrem diretamente devido ao seu código ou à forma como o escreveu. Na maior parte das vezes, estes erros são fáceis de tratar com um método de deteção de erros instalado através do comando ON ERR CALL.

Erros de concepção ou de lógica

Estes são geralmente o tipo de erro mais difícil de encontrar. Com exceção dos erros de digitação, todos os tipos de erros acima enumerados são, em certa medida, abrangidos pela expressão "erro de conceção ou de lógica". Utilize o depurador para os detectar. Por exemplo:

  • Pode ocorrer um erro de sintaxe quando tenta utilizar uma variável que ainda não foi inicializada.
  • Pode ocorrer um erro ambiental ** quando se tenta abrir um documento, porque o nome desse documento é recebido por uma sub-rotina que não obteve o valor correto como parâmetro.

Os erros de concepção ou lógicos incluem também situações como:

  • Um registo não é corretamente atualizado porque, ao chamar SAVE RECORD, se esqueceu de testar primeiro se o registo estava ou não bloqueado.
  • Um método não faz exatamente o que se espera, porque a presença de um parâmetro opcional não é testada.

Por vezes, a parte do código que apresenta o erro pode ser diferente do código que está efetivamente na origem do problema.

Erros de execução

No modo Aplicação, pode obter erros que não se vêem no modo interpretado. Aqui está um exemplo:

runtime-error

Para encontrar rapidamente a origem do problema, reabrir a versão interpretada do ficheiro da estrutura, abrir o método e ir para a linha correspondente.

Janela de erro sintáctico

A janela erro de sintaxe aparece automaticamente quando a execução de um método é interrompida. Isto pode acontecer quando:

  • um erro impede a continuação da execução do código
  • o método produz uma afirmação falsa (ver o comando ASSERT)

syntax-error

A área de texto superior apresenta uma mensagem que descreve o erro. A área de texto inferior mostra a linha que estava a ser executada quando ocorreu o erro; a área onde ocorreu o erro é realçada. A secção Detalhes expandidos contém a "pilha" de erros relacionados com o processo.

A janela de erro de sintaxe propõe várias opções:

  • Editar: Pára toda a execução do método. 4D muda para o ambiente de Design e o método com o erro é aberto no Editor de Código, permitindo sua correção. Utilize esta opção quando reconhecer imediatamente o erro e puder corrigi-lo sem mais investigações.

  • Trace: Entra no modo Trace/Debugger. É apresentada a janela Debugger. Se a linha atual só tiver sido executada parcialmente, poderá ter de clicar várias vezes no botão Trace.

  • Continuar: A execução continua. A linha com o erro pode ser parcialmente executada, dependendo da localização do erro. Continue com cuidado: o erro pode impedir que o resto do seu método seja executado corretamente. Recomendamos clicar em Continuar apenas se o erro estiver numa chamada trivial (como SET WINDOW TITLE) que não impede a execução e o teste do resto do código.

Sugestão: Para ignorar um erro que ocorre repetidamente (por exemplo, em loops), pode transformar o botão Continuar num botão Ignorar. Mantenha pressionada a tecla Alt (Windows) ou Opção (macOS) e clique no botão Continuar na primeira vez que ele aparecer. A etiqueta do botão muda para Ignorar se a caixa de diálogo for chamada novamente para o mesmo erro.

  • Abortar: Interrompe a execução do método e regressa ao estado anterior ao início da execução do método:

    • Se um método formulário ou um método objeto estiver a ser executado em resposta a um evento, é interrompido e o usuário regressa ao formulário.
    • Se o método estiver sendo executado a partir do ambiente Application, o usuário regressa a esse ambiente.
  • Copiar: Copia as informações de depuração para a área de transferência. A informação descreve o ambiente interno do erro (número, componente interno, etc.). Eles são formatados como texto tabulado.

  • Guardar...: Guarda o conteúdo da janela de erros de sintaxe e a cadeia de chamadas num ficheiro .txt.

Depurador

Um erro comum de principiante ao lidar com a detecção de erros é clicar em Abortar na Janela de Erro de Sintaxe, voltar ao Editor de Código e tentar descobrir o que acontece olhando para o código. Não faça isso! Poupará muito tempo e energia se utilizar sempre o Depurador.

O depurador permite-lhe percorrer os métodos lentamente. Apresenta todas as informações necessárias para compreender o motivo do erro. Assim que tiver esta informação, saberá como corrigir o erro.

Outra razão para utilizar o depurador é para desenvolver código. Por vezes, pode escrever um algoritmo que é mais complexo do que o habitual. Apesar de todos os sentimentos de realização, não pode ter a certeza absoluta de que a sua codificação está 100% correcta. Em vez de o executar "às cegas", pode utilizar o comando TRACE no início do seu código e, em seguida, executá-lo passo a passo para ficar atento ao que acontece.

Rupturas

No processo de depuração, pode ser necessário saltar o rastreio de algumas partes do código até uma determinada linha. Ou, pode querer rastrear o código quando uma dada expressão tem um certo valor (por exemplo, "$myVar > 1000"), ou cada vez que um comando 4D específico é chamado.

Estas necessidades são cobertas pelos pontos de interrupção e pelas funcionalidades de captura de comandos. Podem ser configurados a partir do editor de código, do depurador ou do explorador de execução.