Saltar para o conteúdo principal
Versão: 20 R5 BETA

Propriedades usuário

4D oferece dois modos de operação para as configurações dos projetos:

  • Standard mode: all settings are stored in the settings.4DSettings file at the project level and are applied in all cases. Este é o modo predefinido, adequado para a fase de desenvolvimento (todas as aplicações).

  • User settings mode: part of the custom settings are stored in a settings.4DSettings file in the Settings folder (for all data files) or in the Data folder (for this data file) and are used instead of the structure settings. Este modo é adequado para a fase de implantação de aplicações de ambiente de trabalho. Este modo se activa mediante una opción situada en la página Seguridad de las Propiedades.

Ao definir as definições do utilizador, pode manter as definições personalizadas entre actualizações das suas aplicações 4D, ou gerir diferentes definições para a mesma aplicação 4D implementada em vários sites diferentes. Permite igualmente utilizar a programação para gerir os arquivos de configuração através de XML.

4D pode gerar e usar dois tipos de propriedades usuário:

  • Los parámetros usuario: se utilizan en lugar de los parámetros de estructura para todo archivo de datos abierto con la aplicación.
  • Propiedades usuario para el archivo de datos: se pueden definir específicamente para cada archivo de datos utilizado con su aplicación, configurando por ejemplo el ID del puerto o la caché del servidor.

Com esta opção, pode facilmente implementar e atualizar várias cópias da mesma aplicação de ambiente de trabalho com vários arquivos de dados, cada um contendo definições diferentes.

Considere, por exemplo, a seguinte configuração, em que uma aplicação é duplicada e cada cópia utiliza uma definição de ID de porta diferente. Se esta definição do usuário estiver ligada ao arquivo de dados, será possível atualizar a aplicação sem ter de alterar manualmente o ID do porto:

Ativar as definições do utilizador

Para activar los parámetros usuario, debe seleccionar la opción Settings > Seguridad > Autorizar las propiedades usuario:

  • Definições de estrutura
  • Propriedades usuário
  • Propriedades usuário para o arquivo de dados

Puede acceder a estas cajas de diálogo utilizando el menú Diseño > Propiedades... o el botón Propiedades de la barra de herramientas:

También puede acceder a estas cajas de diálogo utilizando el comando OPEN SETTINGS WINDOW con el selector settingsType apropiado.

A caixa de diálogo Configurações da estrutura é idêntica às Configurações standard e dá acesso a todas as suas propriedades (que podem ser substituídas por configurações do utilizador).

Propriedades usuário e definições do usuário para o ficheiro de dados

Las cajas de diálogo Propiedades usuario y Propiedades usuario para el archivo de datoscontienen una selección de propiedades relevantes que pueden definirse para todos los archivos de datos o para un solo archivo de datos:

La siguiente tabla lista las páginas de parámetros que se encuentran en las cajas de diálogo Parámetros usuario y Parámetros usuario para el archivo de datos y describe sus principales diferencias con respecto a los parámetros estándar:

Página de definições de estruturaPágina das definições do usuárioPágina de Propriedades usuário para ficheiro de dados
General pageN/aN/a
Interface pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Compiler pageN/aN/a
Database/Data storage pageN/aN/a
Database/Memory pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Backup/Scheduler pageN/aIdêntico às propriedades padrão
Backup/Configuration pageN/aIdêntico às propriedades padrão
Backup/Backup & Restore pageN/aIdêntico às propriedades padrão
Client-server/Network options pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Client-server/IP configuration pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Configuration pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Options (I) pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Options (II) pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Log (type) pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Log (backup) pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Web/Web Services pageOpção de prefixação do método não disponívelOpção de prefixação do método não disponível
SQL pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
PHP pageIdêntico às propriedades padrãoIdêntico às propriedades padrão
Security pageN/aN/a
Compatibility pageN/aN/a

Al editar los parámetros en esta caja de diálogo, se almacenan automáticamente en el archivo settings.4DSettings correspondiente (ver más abajo) o en el archivo Backup.4DSettings (consulte la página Parámetros de backup para o

SET DATABASE PARAMETER y parámetros de usuario

Algunas propiedades de los usuarios también están disponibles a través del comando SET DATABASE PARAMETER. Las propiedades usuario son parámetros con la propiedad Conservado entre dos sesiones establecida en .

Cuando la funcionalidad Propiedades usuario está activada, las propiedades usuario editadas por el comando SET DATABASE PARAMETER se guardan automáticamente en las Propiedades usuario para el a

Table sequence number es una excepción; este valor de ajuste siempre se guarda en el propio archivo de datos.

Arquivos settings.4DSettings

When you check the Enable User Settings option, user settings files are automatically created. A sua localização depende do tipo de definições do utilizador definidas.

Propriedades usuário

O arquivo de definições do utilizador padrão é criado automaticamente e colocado numa pasta de definições na seguinte localização:

ProjectFolder/Settings/settings.4DSettings

... where ProjectFolder is the name of the folder containing the project structure file.

Nas aplicações fusionadas, o arquivo de definições do utilizador é colocado na seguinte localização:

  • Nas versões de usuário único: ProjectFolder/Database/Settings/settings.4DSettings
  • Em versões cliente/servidor: ProjectFolder/Server Database/Settings/settings.4DSettings

Propriedades usuário para arquivo de dados

O arquivo de definições do usuário ligado ao arquivo de dados é automaticamente criado e colocado numa pasta de definições na seguinte localização:

Data/Settings/settings.4DSettings

... where Data is the name of the folder containing the current data file of the application.

Quando o arquivo de dados estiver localizado ao mesmo nível que o arquivo da estrutura do projeto, os arquivos de definições do utilizador baseados na estrutura e nos dados partilham a mesma localização e o mesmo arquivo. El comando de menú Propiedades usuario para el archivo de datos... no se propone.

nota

Os arquivos de definições são arquivos XML; podem ser lidos e modificados utilizando comandos XML 4D integrados ou utilizando um editor XML. Isto significa que pode gerir as definições por programação, particularmente no contexto de aplicações compiladas e fundidas com 4D Volume Desktop. Quando modificar este arquivo por programação, as alterações só são consideradas na próxima vez que a base de dados for aberta.

Prioridade dos parâmetros

As definições podem ser guardadas em três níveis. Cada configuração definida num nível substitui a mesma configuração definida num nível anterior, caso exista:

Nível de prioridadeNameLocationComments
3 (mais baixo)Definições de estrutura (ou Definições quando a função "Definições do utilizador" não estiver ativada)settings.4DSettings en la carpeta Sources (bases proyecto) o en la carpeta Settings al mismo nivel que el archivo de estructura (bases binarias)Localização única quando as definições do utilizador não estão ativadas. Aplicado a todos os exemplares da aplicação.
2Propriedades usuário (todos os ficheiros de dados)Archivo settings.4DSettings en la carpeta Settings en el mismo nivel que la carpeta ProjectSubstitui as definições da estrutura. Armazenado no pacote da aplicação.
1 (mais alto)Propriedades usuário (ficheiro de dados atual)Archivo settings.4DSettings en la carpeta Settings al mismo nivel que el archivo de datosSubstitui as propriedades de estrutura e as propriedades usuário. Aplicado apenas quando o arquivo de dados linkado for utilizado com a aplicação.

Lembre que os arquivo de definições do utilizador contêm apenas um subconjunto de definições relevantes, enquanto o arquivo de estrutura contém todas as definições personalizadas, incluindo as definições principais.